segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sobre o ramo escoteiro.

Jovens de 11 à 14 anos: escoteiros

O Ramo Escoteiro foi especialmente concebido para atender á necessidades de desenvolvimento de jovens entre 11 e 14 anos. O Programa Educativo aplicado concentra sua énfase no processo de criação e ampliaçã de sua autonomia atravéz da vida em equipe e encontro com a Natureza, sem descuidar dos aspectos relacionados ao desenvolvimento integral da personalidade. Seu simbolo é a flor de liz e a cor que representa o ramo é a verde.

Uma tropa escoteira é fomada por até 32 jovens divididos em 4 patrulhas de no mínimo quatro e no míimo oito componentes. Cada patrulha possui um monitor e um sub-monitor, responsáeis por coordenar a patrulha e repassar os conhecimentos aos demais elementos, principalmente aos noviços.

Cada patrulha tem como síbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação. Todos os seus membros devem conhecer suas principais caracteríticas. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sénior ou Tropa de Guias, depois de fazer a "rota" para se adaptar na futura Tropa, o Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário